12.4.07

"Feira Produtores e Artesãos" em Faro

Desde Novembro de 2006 realiza-se, no 3º domingo do mês, a "Feira de Produtores e Artesãos" no Largo do Carmo em Faro. Esta feira nasceu da iniciativa de alguns artesãos, com o apoio da Junta de Freguesia de S. Pedro (Faro).
Quem conhece o Algarve mais de perto, sabe como é difícil encontrar por cá lugar para expor e/ou vender artesanato. Por isso mesmo, esta iniciativa é de louvar.
Assim, optei por participar (pela primeira vez) este mês, esperando que a minha colaboração possa ajudar a fazer crescer este projecto.
Passe por lá e, se ainda não conhece, aproveite para conhecer a belíssima Igreja de N. Senhora do Carmo.


"Igreja Nossa Senhora do Carmo - Dominando o Largo do Carmo, foi fundada, em 1713, pelo Bispo D. António Pereira da Silva nos terrenos, até então, pertencentes à Horta de São Pedro.O Padre Frei Manuel da Conceição, arquitecto carmelita, veio de Lisboa e foi o responsável pela traça da igreja. Nos meados do século XVIII procedeu-se a um acréscimo do corpo da igreja, tendo-se destruído a anterior fachada. No seu lugar, a partir de 1747, foi edificado um novo espaço de grande dinamização, sendo responsável por esta obra, pela concepção do « risco» da nova fachada e pela sua execução o mestre pedreiro Diogo Tavares.O prolongamento das obras provocou alterações ao projecto inicial: o último piso foi feito em 1775, a torre nascente nos princípios do século XIX e a outra em 1878. A talha foi a manifestação artística mais utilizada nesta igreja, tendo nela trabalhado os melhores escultores da região, com realce para a oficina de Manuel Martins.Merecem ainda referência a ornamentação da sacristia, o acervo de imaginária da Procissão do Triunfo e a capela dos ossos."

Foto e texto extraídos do site da J. Freguesia de S. Pedro

Sem comentários: